Murano, Burano e Torcello

As Ilhas de Veneza

Um pouco da história de Murano, Burano e Torcello

Murano No século VIII iniciou-se uma tradição com o surgimento da arte de trabalhar o vidro de um modo particular e sutil que fez essa cidade famosa. Com o objetivo de evitar incêndios no continente que poderiam acontecer facilmente durante o processo de produção do vidro, Murano foi escolhida como fábrica flutuante, aqui os mestres vidraceiros transformam areia em vidro usando ar e fogo para criar peças magníficas. Como o processo de criação do cristal é muito complexo e economicamente importante, concederam benefícios aos vidraceiros mas não permitiam que eles saíssem da República para não divulgarem o segredo da sua arte.

Burano A ilha de Burano é na verdade um pequeno arquipélago com 5 ilhas ligadas através de pontes. No século XVI as rendas de Burano tornaram-se as mais famosas de toda a Europa e em 1872 foi inaugurada a primeira escola de rendas, conhecida como “Escola dei Merletti”. Mesmo sendo possível ver e comprar belos produtos, as peças autênticas custam caro e são difíceis de encontrar porque a sua elaboração pode levar várias semanas.

Torcello Depois da caída do Império Romano, Torcello foi uma das primeiras ilhas da lagoa de Veneza a ser habitada, os venezianos fugiram do continente para escapar da contínuas invasões bárbaras., e por muito tempo foi controlada pelos Bizantinos. A partir do século XII o período de crescimento de Torcello chegou ao seu fim devido ao aumento dos pântanos e consequentemente da malária, motivo pelo qual a população abandonou a ilha.

O que é atualmente Murano, Burano e Torcello?

Hoje, Murano é famosa pela venda de vidro soprado, pelo Museu do Vidro, pela Igreja de São Donato e pelos fornos onde é possível ver como é feito o vidro soprado.

Burano é famosa pela sua renda artesanal, até hoje podemos ver senhoras sentadas nas portas de suas casas coloridas tecendo rendas maravilhosas, decoradas de modo único e belo.

Atualmente Torcello é uma ilha com apenas 17 moradores, mas sem dúvidas o seu precioso patrimônio arqueológico e a tranquilidade da ilha fazem dela um destino turístico popular.

Curiosidades sobre Murano, Burano e Torcello

Sabia que a tradição artesanal do vidro de Murano passa de pai para filho? O vidro de Murano é um símbolo italiano de luxo e de uma história que acontece em um lugar inusitado, uma ilha a poucos passos de Veneza onde é possível chegar de barco.

Sabia que Burano tem um campanário com uma inclinação como a Torre de Pisa? Burano possui apenas uma praça e uma igreja com um campanário muito torto porque as bases do subsolo cederam.

Sabia que em Torcello fica a Ponte do Diabo? De acordo com uma lenda local, essa ponte foi construída pelo diabo em só uma noite, e por isso não foi terminada. Na verdade, a lenda do diabo que constrói pontes se espalha por toda a Itália e remete à época quando não era conseguiam explicar como as pontes eram construídas.

Por que visitar Murano, Burano e Torcello?

Murano Durante séculos a vida dessa pequena cidade girou em torno dos pequenos fornos onde o vidro é soprado. Murano tem o formato de uma pequena Veneza e é composta por 9 pequenas ilhas ligadas por pontes sobre o Canal Grande/Grande Canal.

Burano Uma pequena ilha localizada 9km ao norte de Veneza e habitada por aproximadamente 3.000 pessoas. É uma ilha muito tranquila, com casas bonitas e de cores vivas, possui canais no lugar de ruas e barcos no lugar de carros.

Torcello A sua atração principal é a Catedral de Santa Maria Assunta (639), construída com obras de arte bizantinas dos séculos XI e XII, incluindo vários mosaicos. Outra atração da ilha é a igreja de Santa Fosca, construída nos séculos XI e XII, rodeada por um patio em formato de cruz grega e um museu com dois edifícios do século XIV.

Como posso visitar as Ilhas de Veneza: Murano, Burano e Torcello?

Na sua estadia em Veneza não pode faltar uma visita às ilhas de Murano, Burano e Torcello. Para entender completamente as características de cada uma delas, é aconselhável reservar uma visita guiada, que pode ser um passeio de barco de grupo ou uma visita privada das Ilhas.

Outras atrações nas proximidades

Muito próximo a todas essas maravilhosas ilhas de Veneza; Murano, Burano e Torcello, fica a famosa Praça de São Marcos, está no coração da cidade e é provavelmente o lugar mais importante de Veneza. Ao redor dessa incrível praça ficam a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal, a Biblioteca Marciana, o Museu Correr, o Museu Arqueológico e a Torre do Relógio, além de vários bares e restaurantes. A Praça de São Marcos está perfeitamente localizada ao lado do Grande Canal e foi um lugar muito importante e estratégico para a cidade.

Você gostaria de conhecer:

Forum Romano (Roma).

Os Clientes com reservas este museu também reservado:

Informações Úteis

Como ir a Murano, Burano e Torcello de Veneza:

Horário de ferry - Partida de Fondamente Nove das 5:40 às 20:10 a cada 30 minutos.
Line 12 Itinerário: Veneza (F.te Nove) - Murano - Mazzorbo - Torcello - Burano - Treporti - P. Sabbioni

Endereço e Mapa

Murano - Venice.

Burano - Venice.

Torcello - Venice.

murano burano torcello mapa

Acesse comodamente os museus, utilizando o nosso serviço de translado!
SERVIÇO DE TRANSLADO
Reserva Agora