Museu Correr

Bilhetes incluem entrada para o Palácio Ducal, Museu Arqueólogico e Biblioteca Marciana

Um pouco da história do Museu Correr

O Museu Correr encontra-se na Praça de São Marcos desde 1922 e ocupa os espaços da Ala Napoleônica e parte das Novas Procuradorias que foram projetadas por Vincenzo Scamozzi, uma construção que ocupa três quartos da praça. O projeto e a construção da Ala Napoleônica pertencem à época em que Veneza fazia parte do Reino da Itália, quando Napoleão era o seu soberano entre 1806 e 1814. Esta ala foi construída onde anteriormente estava a Igreja de San Giminiano, na frente da luxuosa Basílica Bizantina de São Marcos.

A Ala Napoleônica foi originalmente projetada como residência para o novo soberano e sua construção foi concluída no século XIX, quando Veneza estava sob o domínio da Áustria. Foi a residência oficial da corte dos Habsburgo e tornou-se a residência veneziana do Rei da Itália, com sua dupla fachada monumental, pórtico atmosférico, escadaria e luxuoso salão de baile.

Um dos aspectos mais importantes da Ala Napoleônica é o seu contraste intencional com velho Palácio Ducal que era a residência de reis e imperadores. Este edifício expressa o desejo de iniciar um novo capítulo na história de Veneza.

O que é o Museu Correr atualmente?

O Museu Correr oferece aos visitantes a possibilidade de redescobrir a Arte e a História de Veneza. Durante o século XIX a Ala Napoleônica foi a sede de reis e imperadores; as suas elegantes Salas Neoclássicas abrigam uma importante coleção de obras do escultor mais famosos da época: Antonio Canova (1757-1822). Neste museu também é possível visitar as Novas Procuradorias, projetadas pelo arquiteto Vincenzo Scamozzi entre 1552 e 1616, onde encontravam-se as maiores autoridades cívicas da República de Veneza.

Hoje, as amplas salas contêm uma coleção que documenta os vários aspetos da história desta cidade, da vida quotidiana à institucional, de festivais locais a vitórias navais. No segundo andar encontra-se a exposição da Coleção de Arte que cobre o período do início da pintura veneziana até o século XVI, além de outras obras-primas incomparáveis.

Curiosidades sobre o Museu Correr

Você sabia que com a entrada para o Museu Correr também é possível visitar o Museu Arqueológico e a Biblioteca Nacional Marciana? Estes três museus estão voltados para a Piazza de São Marcos e estão conectados entre si.

Você sabia que a história naval da orgulhosa cidade Veneza está exibida nas salas do Museu Correr com pinturas altamente descritivas e inúmeros objetos marítimos que incluem canhões de navios e algumas luzes de navegações dos mastros de ferro?

Por que visitar o Museu Correr?

O Museu Correr é um dos museus mais importantes da cidade de Veneza. No seu interior há obras de grande valor histórico e artístico em áreas como a pintura, a escultura, móveis, instrumentos navais e muitos mais.

Através de pinturas, esculturas e outros objetos, o museu conta a história de Veneza desde a sua fundação até a sua união com a Itália no século XIX. Este é um dos principais museus de Veneza e nele é possível encontrar objetos que refletem cada um dos aspectos que marcaram a vida e a história de Veneza.

Como posso visitar o Museu Correr?

O Museu Correr é um dos museus da Praça de São Marcos e é possível visita-lo comprando o ingresso com antecedência. O ingresso do Museu Correr está incluído tanto no Venice Museum Pass, que possibilita visitar 10 museus, entre eles o Palácio Ducal e o Museu do Vidro de Murano, quanto no ingresso dos Museus da Praça de São Marcos, que também possibilita visitar o Palácio Ducal, o Museu Arqueológico e a Biblioteca Marciana.

Outras atrações nas redondezas

O Museu Correr está localizado na Praça de São Marcos, cuja construção começou no século IX, mas adquiriu a sua atual forma e dimensão apenas em 1177, e foi pavimentada 100 anos mais tarde. Esta bela praça é o lugar mais baixo de Veneza e quando a maré sobe é o primeiro lugar a ser inundado. De acordo com a época do ano, e com um pouco de sorte, você poderá ver esta praça cheia de água.

A Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal, os pequenos e grandes restaurantes e cafés e as elegantes lojas localizados nesta praça serão parte de uma experiência inesquecível. A Basílica de São Marcos é o templo religioso mais importante da cidade e sempre foi o centro da vida pública e religiosa. A construção da basílica começou em 828 com o objetivo de acomodar o corpo de São Marcos, trazido de Alexandria, contudo, a obra atual pertence ao século XI.

Originalmente, a Basílica de San Marco deveria se tornar uma extensão do Palácio Ducal, passando por várias alterações e mudanças ao longo do tempo. O Palácio Ducal também está localizado na Praça de São Marcos, era chamado de "Palazzo del Duca" e combina elementos arquitetônicos bizantinos, góticos e renascentistas.

Você não poder perder tudo isso e muito mais em uma única praça!

Você gostaria de conhecer:

Ponte Vecchio (Florença) ou Basílica de São Pedro (Roma).

Os Clientes com reservas este museu também reservado:

Informações Úteis

Horários de abertura

Fechado: dia de Ano Novo e dia de Natal

Endereço e Mapa

Piazza San Marco, 52 - Veneza

museu correr mapa

Acesse comodamente os museus, utilizando o nosso serviço de translado!
SERVIÇO DE TRANSLADO
Reserva Agora